Anotações da aula sobre softwares e hardwares

Softwares

Aplicativos
voltados para o usuário final;
ex.: jogos, editores de texto…
Utilitários
voltados para a administração da máquina;
ex.: antivírus, defragmentador…
Básico
intermédio para a comunicação entre o hardware e o software.
ex.: sistema operacional: Windows, Linux, macOS, Android (para dispositivos móveis)…

Software básico: modelo de camadas

Sistema operacional pelo modelo de camadas Um diagrama exibe pelo modelo de camadas como se dá a comunicação entre o usuário e o computador. Neste diagrama, o usuário, representado por um retângulo laranja, comunica-se com o software, este com o sistema operacional, e este último, por sua vez, com o hardware. A comunicação também se dá no sentido inverso, do hardware para o sistema operacional, deste para o software e deste último para o usuário. Hardware, sistema operacional, software e usuário, são representados por retângulos respectivamente nas cores verde, azul, rosa e laranja. A comunicação entre eles é representada por setas verticais. Usuário Software Sistema operacional Hardware
Fonte: próprio autor, baseado em GOLFTHEMAN; MASMANGAN; PENUMBROSO. Operating system placement-pt. 12 Apr. 2017. [S. l.]: Wikimedia Commons, 2017. 1 diagrama, 922 × 1417 pixels, 41,7 kB, RGB, formato png, Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Operating_system_placement-pt.svg. Acesso em: 12 jul. 2021.
Software
funciona sobre o hardware;
Hardware
parte física.

Softwares aplicativos e utilitários precisam de um outro software que faça a comunicação com o hardware. O software que faz essa comunicação é o sistema operacional.

Quando a máquina é ligada, o hardware primeiramente procura se há um sistema operacional instalado.

O hardware só continua funcionando se houver um sistema operacional instalado, senão não faz nada, esperando que o sistema operacional seja alocado na memória.

Depois que o sistema operacional for carregado, a máquina estará pronta para receber qualquer [outro] software.

O software básico vai fazer esse intermédio de comunicação com o hardware para que os outros softwares possam ser executados.